• Equipe FEEF

2ª ETAPA DO FÓRUM ECONÔMICO ESPORTE FITNESS APRESENTA AS OPORTUNIDADES DO MERCADO

Palestras do segundo dia de evento mostraram as diferentes frentes que o profissional de Educação Física pode atuar atualmente



Foi realizada neste sábado (15) a segunda etapa do FÓRUM ECONÔMICO ESPORTE FITNESS, uma idealização da Federação Paulista de Esportes & Fitness em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Após abordar em sua primeira parte, uma semana antes, o tema “Inovação”, desta vez o assunto central foram as “Oportunidades” do mercado.

Painéis do dia

Na abertura do dia, convidados internacionais participaram ao vivo do fórum no painel “Exportação de Serviços Pelo Profissional de Educação Física e do Esporte”. Além do consultor de exportações e serviços Antonio Caputo, o evento recebeu o fundador da Leisure Connected, Ralph Scholz, e a Community Manager da ISPO Munique (maior feira de esporte do mundo), Constanze Fuchs.

Ambos explicaram o objetivo das feiras internacionais, como o empreendedor brasileiro pode aproveitar para exportar seus produtos e serviços e qual o cenário atual na Alemanha diante da pandemia e dos desdobramentos da crise, com a necessidade de reposicionar o segmento fitness dentro de um contexto social e da área da saúde.

Empreendedorismo

Na sequência do evento, o coordenador do segmento Saúde e Bem-estar do Sebrae Nacional, Flavio Barros, explicou os incentivos, programas e serviços a favor do desenvolvimento da micro e pequena empresa, apresentando as vantagens do profissional de Educação Física se tornar pessoa jurídica. Segundo ele, “formalizar é se tornar dono do próprio negócio, ter menor tributo e acesso a crédito com menores taxas”.

Barros também detalhou um dos programas mais conhecidos do Sebrae, o “Brasil Mais”, cujo objetivo visa aumentar a produtividade e competividade das empresas no país. O programa oferece às micro e pequenas empresas soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios.

Para quem pensa em abrir sua própria empresa, o consultor esportivo André Malavazi deu uma verdadeira aula sobre como montar uma assessoria esportiva, dando o passo a passo para quem não faz ideia de onde começar. De acordo com André, a primeira coisa a se fazer é montar um plano de negócios, enfatizando o termo “planejamento” como palavra-chave para toda e qualquer empresa.

Além de definir a missão, visão e valores da organização, os novos empreendedores deverão fazer uma série de análises antes de definir os rumos de sua atuação. Para isso, é necessário fazer uma pesquisa completa do perfil do seu público-alvo, da concorrência, fornecedores e uma autoanálise a partir da metodologia SWOT, que visa avaliar os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças externas de um negócio.

A mesma técnica é utilizada também para a gestão pessoal e profissional. É o que aponta o master coach Claudio Assencio, que em sua palestra abordou o conceito de carreira e seu desenvolvimento como um evento de longo prazo.

Para Assencio, ao contrário do modelo de trabalho tradicional, que preza por estabilidade em uma só empresa, eficiência, gerenciamento feito pela própria companhia e o sucesso medido por níveis hierárquicos, a motivação do profissional contemporâneo está sujeita a mudanças constantes e é baseada pela adaptabilidade, proatividade, resiliência, liderança, inteligência emocional e outros aspectos exigidos no mundo moderno.

Covid-19 e protocolos

Há mais de um ano presente em nossas vidas, a pandemia do coronavírus continua impactando diretamente as pessoas e com os profissionais de Educação Física e donos de academias não é diferente. Das mudanças na rotina às incertezas sobre o funcionamento ou não dos estabelecimentos fitness, a Associação Brasileiras de Academias (Acad Brasil) vem tentando apoiar e facilitar a atuação dos trabalhadores do segmento.

Presente de forma virtual, o presidente da Acad Brasil, Ailton Mendes, explicou que a entidade fez um grande trabalho de compreensão dos protocolos de segurança para a reabertura das academias e para o que é chamado de novo normal. A partir disso, foi criado, junto a infectologistas e outros especialistas, um manual com mais de 40 itens, que pode ser encontrado na íntegra no site da própria associação.

O personal trainer no mundo moderno

Último palestrante do dia, o gerente nacional de Atividades Coletivas da Bodytech, Daniel Guimarães, apresentou os três modelos de atuação do profissional de Educação Física que se tornaram requisitos básicos: Presencial, on demand (aulas gravadas) e lives. Segundo ele, todos esses formatos devem existir quando um profissional se vende como personal trainer, estando adaptado e disponível às variadas formas de consumo atuais.

O evento

Com duas etapas já cumpridas, o fórum retorna no próximo sábado, dia 22 de maio, para a sua última rodada de palestras, abordando o tema “Gestão e Administração”. A programação, já confirmada, conta com um elenco composto por profissionais renomados e entidades de peso, visando trazer à cadeia produtiva insights preciosos de transformação, criatividade e meios para alavancar a carreira.

O FÓRUM ECONÔMICO ESPORTE FITNESS é uma realização da Federação Paulista de Esportes & Fitness em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. O evento conta com o apoio do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo (CREF4/SP), Associação Brasileira de Academias (Acad Brasil), Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado de São Paulo (SINPEFESP), Sindicato dos Estabelecimentos de Esportes Aéreos, Aquáticos e Terrestres do Estado de São Paulo (SEEAATESP), Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), Confederação Nacional de Serviços (CNS), Fitness Mais, Família do Esporte, BetterYoo, Fecomercio SP e ISPO.

Programação e inscrições no site: www.forumeconomicoesportefitness.com

Se você perder alguma palestra, não se preocupe. Todos os participantes terão acesso a um link das apresentações após o término do evento. E ainda receberão um certificado de participação de 15 horas.

Siga-nos nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/F%C3%B3rum-Esporte-Fitness-107144337896119

Instagram: https://www.instagram.com/forumesportefitness/?hl=pt-br

Twitter: https://twitter.com/forumesportefit

@forumeconomicoesportefitness @forumesportefitness @forumesportefit @fpefit.oficial #fpefit.oficial @fpefit @crefsp #cref @crcsp_oficial @crcspoficial @oabsaopaulo @cfoab @fecomerciosp @betteryoo #beteryoo @sebraenacional @sebraesp @familiadoesporte #crc #fitness #educacaofisica #academia #oab @sinpefesp #sinpefesp @fitnessmais #fitnessmais @seeaatesp

8 visualizações0 comentário